Neste post você irá aprender de uma vez por todas a estrutura de um endereço de site, vamos dissecar cada elemento que compõem um URL e qual é a estrutura ideal para as URLs do seu site e o passo a passo de como otimizá-las para os mecanismos de busca.
A URL é o endereço online por onde todos nós e também todos os mecanismos de busca conseguem chegar até um site. Aliás, a URL é o primeiro elemento do site analisado pelo robô do Google.

Protocolo:
O HTTP é o protocolo utilizado para transferência de páginas HTML do computador para a Internet. Por isso, os endereços dos websites (URL) utilizam no início a expressão “http://”, definindo o protocolo usado. Esta informação é necessária para estabelecer a comunicação entre a URL e o servidor Web que armazena os dados, enviando então a página HTML solicitada pelo usuário.
Subdomínio:
Não quer mexer no site já existente? Você pode ter um blog em subdomínio.
Para essa configuração, basta criar um novo endereço no seu painel de hospedagem, que não será uma parte do seu domínio, e sim um domínio novo que deriva do original. A URL se parece com blog.company.com.
A razão pela qual você quer separá-los em subdomínios é porque eles falam sobre assuntos totalmente diferentes.
Pense no subdomínio como um site diferente, apesar dele estar no mesmo nome de domínio, você está dizendo ao Google e aos mecanismos de busca que, “Ei, esse é outro assunto, então eu vou criar um subdomínio para essa seção do site e trate ela como um site diferente.”
Se o seu site fala sobre diversos assuntos, você deve utilizar subdomínios.
A razão disso é porque o Google gosta de ranquear sites de nicho mais do que sites de autoridade que falam sobre tudo. A não ser se você tenha muitos links, como a Wikipédia.
Nome do domínio:
Podemos definir domínio como sendo o nome de um site. Geralmente é o que as pessoas vão digitar nos seus navegadores depois do www para encontrar o seu site.
Importante para a construção da identidade e da presença na web, o domínio funciona como uma porta de acesso das pessoas ao seu site. Por isso, escolher um domínio que faça referência à sua empresa, ao seu produto ou ao trabalho que você desenvolve é fundamental.
Tld:
Um TLD, abreviação de Domínio Top-Level, é o último segmento de um nome de domínio (aquilo que aparece depois do ponto final). O exemplo mais comum é .com, mais existem muitos TLD diferentes, caso vocês tenham interesse no assunto nos podemos fazer uma postagem falando mais sobre o tema.
Country Code:
É uma derivação TLD destinada a cada pais ou domínio nacional de nível superior, country code top-level domain (ccTLD) em inglês, é o domínio de topo na Internet geralmente usado ou reservado para um país ou um território dependente.
A IANA é responsável pela coordenação global da Raiz do DNS, do endereçamento IP e de outros recursos do protocolo da Internet.
Diretório:
Finalmente corresponde a página que o usuário ira visualizar. O diretório do seu site é o conteúdo que carrega quando o visitante acessa seu nome de domínio em um navegador web. A consequência mais óbvia disso é que você precisa colocar seu “arquivo de índice” (index) no diretório raiz para que os visitantes possam visualizar seu site.

Muitas pessoas acreditam que a otimização da URL não é tão importante assim depois das constantes evoluções na inteligência do algoritmo do Google.
Porém, isso não é verdade. A estrutura da URL continua sendo um fator extremamente relevante para o posicionamento. É muito raro um site com várias páginas posicionadas no topo do Google ter as suas URLs mal estruturadas e otimizadas.
É por isso que inicio o chekclist On-Page por elas, as URLs, já que sem elas não é possível acessar site algum.
Confira agora um endereço específico focado na otimização de URLs.
Utilize a seguinte estrutura de organização na url:

Esta estrutura acima permite que o robô do Google entenda com bastante clareza qual é o assunto abordado na página, facilitando assim o posicionamento do conteúdo nos resultados de busca.
Obs: nos casos em que urls do site que não possuem esta estrutura, porém estão indexadas a muito tempo e bem posicionadas trazendo um tráfego relevante, NÃO vale a pensa mudar a estrutura da url, por conta do risco de perder muitas posicões. Nesses casos, é aconselhável deixar a URL com a estrutura atual.
- Verificar se a palavra-chave principal está sendo trabalhada na URL dos artigos/páginas mais importantes;
- Analise se a URL é coerente com o conteúdo do artigo/página;
- Utilize hífens e não underlines ou pontos para separar palavras na URL quando necessário. – — Underlines e pontos podem ser interpretados pelo algoritmo como caracteres que fazem parte da palavra, e não que dividem as palavras;
- Evitar o uso de IDs de sessão ou URLs Dinâmicas. Utilize a estrutura de URL permanente;
- Evite mais de 115 caracteres na URL;
- Verificar se o site possui SSL (certificado de segurança na url, o https).
Agora depois de percorrer todos os passos deste cheklist, é hora de deixar seu comentário abaixo e caso você ou sua empresa tenha dificuldade em implementar estas otimizações não deixe de entrar em contato com a CWBM, temos muitos cases de sucesso e estamos ansiosos para trabalhar com a sua marca ou produto.