Short Tail vs. Long tail

Nesse post você será apresentado brevemente ao conceito de Long Tail e vai ser apresentado a duas fermentas de pesquisa de palavras chave e como criar uma planilha com as principais palavras chave para o seu produto ou segmento.

O termo Cauda Longa “Long tail” é um conceito popularizado pelo escritor britânico-americano Chris Anderson, primeiro em um artigo de 2004 na Wired Magazine (onde ele foi editor) e, mais tarde, em um livro com o mesmo nome.

Geralmente, quando as pessoas começam a fazer uma pesquisa de palavras-chave, focam sempre em utilizar os termos que são mais buscados, os quais comumente são “head keywords”, ou seja, termos curtos.

• tênis:  110.000 buscas mensais (em média)

• tênis masculino:  60.500 buscas mensais (em média)

E por aí vai. A listagem continua. O fato é que esses termos acima são “head keywords” e possuem concorrência muito alta. A grande estratégia é observar as long tails, que possuem menor volume de busca e também menor concorrência. Continuando com nosso exemplo do nicho de calçados, veja quais palavras você poderia abordar:

• tênis de corrida vermelho masculino: 100 buscas mensais (em média)

Percebeu a diferença? Termos que contêm mais de 3 palavras geralmente possuem menor volume de busca e dependendo do termo um volume ainda menor de resultados, mas são essenciais para aumentar as visitas que o seu site recebe e também as suas conversões, uma vez que termos de long tail são mais específicos e na maioria das vezes já indicam exatamente o que o usuário deseja.

Encontre as principais palavras do negócio (head keywords)

Agora que voçe já sabe o que são palavras chave cauda longa “long tail” é hora de descobrir quais as palavras chave do seu produto ou negócio O primeiro passo é encontrar as head keywords, que podem ser consideradas as palavras com maior volume de busca e que darão origem aos termos long tail.

Normalmente elas também são as primeiras palavras que procuramos no Google quando estamos procurando pela solução de um problema.

Acontece que, intuitivamente, nós estamos acostumados a pensar em palavras-chave de fundo de funil, ou seja, mais relacionadas ao produto vendido, e não pensamos nos problemas que estão alguns passos atrás na jornada de compra.

Sendo assim, para levantar as head keywords, utilizamos duas ferramentas: Übersuggest essa ferramenta utiliza dos dados do Google e de outros buscadores, bastando apenas colocar o termo que tem em mente para extrair várias sugestões de uma só vez. É útil para pesquisa de palavras-chave de “long-tail” para ajudá-lo a encontrar nichos específicos a serem explorados dentro do seu mercado.

KeywordTool.io é semelhante ao Übersuggest porque usa o “autocomplete” do Google, mas leva a um passo à acima, gerando até 750 sugestões por palavra-chave. Além disso, ele gera automaticamente sugestões em ordem alfabética para frases que incluem palavras antes e após o seu termo base. Possui a versão PRO que exibe as imformações de volume de pesquisa, tendência, CPC, etc… mais se você quer uma ferramenta rápida e simples para sugestão de “long tail”, a versão free é mais que suficiente.

Neste momento você já deve ter uma planilha bem alimentada de termos relevantes. E por experiência própria provavelmente, há algumas palavras nessa lista que não fazem muito sentido para o seu negócio.

Com o segmento de calçados, se você não possui calçados da marca adidas, o termo “tênis adidas” pode não ser um termo relevante para a sua campanha.

Por isso, neste passo é recomendável fazer um filtro para remover termos duplicados e aqueles que não fazem sentido para o negócio ou produto ofertados.

Feito isso você terá uma lista de palavras chave que mesmo com um baixo volume de pesquisas possuem uma alta intenção de compra, ou seja, você terá aquilo que os empresários mais desejam trafego altamente qualificado.

Bem a intenção desta matéria era em mostrar de forma rápida com nos aqui da CWBM fazemos para criar listas de palavras chave cauda longa, caso tenha ficado alguma dúvida é só deixa-la nos comentários que nós vamos ter o maior prazer em respondê-la.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.